PUBLICIDADE

Estados Unidos

Prefeito de NY instalará fraldários em banheiros masculinos

Para ele, medida é mais um passo para a igualdade de gênero

10 jan 2018 - 14h23
(atualizado às 14h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Prefeito de NY instalará fraldários em banheiros masculinos
Prefeito de NY instalará fraldários em banheiros masculinos
Foto: Reprodução/ Twitter / Ansa - Brasil

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, apresentou nesta quarta-feira (10) uma ordem municipal para instalar fraldários em banheiros públicos masculinos.

A iniciativa, considerada mais um passo para a igualdade de gênero e para quebrar os estereótipos, entrará em vigor em até 180 dias. A regra se aplicará às empresas abertas ao público, incluindo lojas de departamentos, restaurantes, cinemas, museus e outros locais.

"Este é o século 21 e os homens também trocam as fraldas. Agora eles também terão um lugar adequado para fazer isso", disse Blasio ao assinar o novo decreto.

O democrata, que afirmou estar fazendo de Nova York a cidade mais igualitária dos Estados Unidos, disse também que já mudou muitas fraldas ao longo de sua vida. No entanto, Blasio admitiu que nunca foi a mesma quantidade que sua esposa. "Eu estaria mentindo se eu dissesse isso", ressaltou.

A ideia de instalar os trocadores surgiu após o conselheiro da prefeitura, Rafael Espinal, ver um pai mudando a fralda do filho em um banheiro público que não tinha uma mesa adequada. "Não importa quem seja o pai das crianças, todos devem compartilhar esse dever", concluiu Blasio. Uma legislação similar entrou em vigor na Califórnia, o que exige que agências públicas estaduais e locais instalem trocadores acessíveis para homens e mulheres. Eles também terão que fazer em lugares como restaurantes e cinemas.

Em outubro de 2016, o então presidente Barack Obama chegou a ratificar uma lei federal que obrigou a instalação de trocadores de bebês em todos os banheiros de prédios federais nos Estados Unidos.

Veja também:

“Venho ver se são respeitados os seus direitos”, diz ministra a preso:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade