PUBLICIDADE

Estados Unidos

Papa envia 3ª carta para suspender execução nos EUA

Apelo foi para condenação à morte de Alfredo Prieto

1 out 2015 - 14h01
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O papa Francisco enviou uma terceira carta para pedir a suspensão da pena de morte de um condenado nos Estados Unidos, informou a imprensa local nesta quinta-feira (1). O Pontífice fez chegar ao governador da Virginia, Terry McAuliffe, através do núncio apostólico Carlo Maria Viganò, seu pedido contra a execução de Alfredo Prieto, programada para às 21h locais de hoje.

A sentença foi temporariamente suspensa, mas os juízes que presidem o caso ainda não se pronunciaram sobre um possível adiamento. O pedido de suspensão partiu dos advogados de Prieto, os quais alegaram que o condenado sofre distúrbios mentais e colocaram em xeque as substâncias usadas para a injeção letal.

"O núncio escreveu uma carta ao governador da Virgina em nome do papa Francisco para pedir uma substituição da pena de morte a Prieto", disse Jeff Caruso, diretor-executivo da Virginia Catholic Conference, citado pelo jornal The Washington Post. Prieto foi condenado à morte pelo assassinato, em 1988, do casal Rachael Raver e Warren Fulton. No início da semana, o Pontífice tentou evitar - em vão -- a execução de Kelly Renee Gissendaner, de 47 anos, condenada pelo assassinato do seu marido, em 1997, na Georgia. O segundo apelo veio ontem às autoridades de Oklahoma contra a sentença a Richard Glossip, que deveria ser executado ontem, mas teve seu processo adiado.

Na semana passada, Francisco fez um discurso inédito ao Congresso dos EUA, como o primeiro líder da Igreja Católica a tomar a palavra no plenário, e pediu a abolição da pena de morte no país.

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade