PUBLICIDADE

Estados Unidos

Estudo: 70% dos EUA apoiam regularização dos imigrantes

Segundo recenseamento, 42% dos americanos defendem que se conceda cidadania aos imigrantes ilegais

4 jun 2015 - 18h41
(atualizado às 21h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de dois terços dos americanos, ou 72% deles, apoia a regularização dos imigrantes ilegais que estão no país, desde que cumpram certos requisitos, embora apenas 42% sejam a favor de conceder-lhes uma via à cidadania, segundo uma pesquisa nacional divulgada nesta quinta-feira (4) pelo instituto de pesquisa Pew Center.

Dos americanos, 37% respaldam a atuação em matéria migratória de Barack Obama
Dos americanos, 37% respaldam a atuação em matéria migratória de Barack Obama
Foto: Jim Young / Reuters

A pesquisa revela também que 51% dos americanos acham que o problema pode melhorar com segurança na fronteira, 37% respaldam a atuação em matéria migratória do presidente Barack Obama, e 59% dos republicanos acreditam que seu partido não representa bem seus ideais sobre o tema.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Entre os que acham que deveria permitir-se aos imigrantes ilegais permanecer legalmente no país, 42% pensam que eles deveriam poder solicitar a cidadania americana, enquanto 26% opinam que deveriam apenas poder optar à residência permanente.

Os números representam uma mudança "moderada" em relação os dois últimos anos, segundo o Pew, que em janeiro de 2014 publicou outro estudo no qual assegurava que pelo menos 7 de cada 10 americanos respaldava a legalização dos imigrantes ilegais.

Os hispânicos, os jovens e os democratas são os mais favoráveis à ideia de que os imigrantes ilegais contem com permissões para permanecer legalmente no país, de acordo com a nova pesquisa.

Segundo o Pew, 86% dos hispânicos acreditam que deve permitir-se a permanência dos imigrantes ilegais no país se cumprirem certos requisitos e, entre eles, 54% consideram que deveriam poder aspirar à cidadania e 30% limitariam suas opções à residência permanente.

Já 93% das pessoas nascidas fora dos Estados Unidos e 81% dos menores de 30 anos pensam que os imigrantes ilegais deveriam poder regularizar seu status, algo respaldado por 80% dos democratas e 56% dos republicanos.

EUA: escolas abrem as portas para receber menores imigrantes:

Por sua parte, 59% dos republicanos consultados afirmaram que seu partido não está fazendo um bom trabalho na hora de representar suas ideias sobre a imigração ilegal, enquanto 51% dos democratas acham que seus representantes políticos estão defendendo bem suas posições.

Apesar disso, 56% de todos os consultados não aprovam a atuação de Obama em imigração e apenas 37% a apoiam.

Os hispânicos estão divididos nesse ponto: 48% são crítico a Obama nesta matéria, enquanto 44% o respaldam, algo que pode dever-se em parte ao pouco impacto prático das medidas anunciadas em novembro para regularizar temporariamente cerca de cinco milhões de imigrantes ilegais, suspensas por um tribunal da Louisiana.

Entre todos os consultados, 51% acham que os imigrantes fortalecem o país com seu trabalho - uma proporção menor que a de 57% que diziam o mesmo em uma pesquisa do Pew no ano passado -, enquanto 41% opinam que os imigrantes representam um peso para a nação.

O estudo divulgado hoje se baseia em enquetes telefônicas feitas entre os dias 12 e 18 de maio com uma amostra nacional de 2.002 adultos, e tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade