PUBLICIDADE

Estados Unidos

Maioria dos americanos considera que Snowden deve ser processado

18 jun 2013 - 11h04
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A maioria dos americanos considera que o ex-consultor de inteligência Edward Snowden, que revelou um vasto programa de vigilância online dos Estados Unidos, deve ser processado, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

A sondagem do jornal USA Today e do Centro de Pesquisas Pew, realizada de quarta-feira a domingo passado, mostra que 54% dos americanos são favoráveis ao processo contra Snowden, ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA). Para 38% dos entrevistados, Snowden não deve ser processado.

A pesquisa também mostrou que uma maioria similar, de 41 a 53%, concorda com os funcionários do governo que afirmaram que os programas de vigilância, que implicam controle de correios eletrônicos, mensagens na web e ligações telefônicas, ajudaram a prevenir ataques terroristas. Mas os entrevistados se mostraram divididos sobre os programas: 48% aprovaram e 47% criticaram. A pesquisa telefônica ouviu 1.512 adultos e tem margem de erro de 2,9%.

O presidente Barack Obama defendeu os programas de vigilância secretos dos Estados Unidos em uma entrevista exibida na segunda-feira e rejeitou as comparações com o antecessor, George W. Bush.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade