PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: novo tornado atinge Oklahoma e destrói casas e escolas

20 mai 2013 - 18h58
(atualizado em 4/12/2013 às 15h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Um gigantesco tornado de mais de três quilômetros de diâmetro atingiu nesta segunda-feira a área sul de Oklahoma City, arrasando em sua passagem várias casas e algumas escolas. As imagens da transmissão televisiva do canal KFOR mostram quilômetros e quilômetros de zonas residenciais completamente arrasadas, além de pequenos focos de incêndio, especialmente nos conjuntos habitacionais de Newcastle e Moore, ambos ao sul de Oklahoma City.

Tornado gera pilha de carros e muita destruição nos EUA:

Pelo menos duas escolas estavam no caminho do tornado, afirmaram emissoras de televisão, e imagens de vídeo mostraram casas destruídas, carros jogados e pelo menos um edifício em chamas. Não havia relatos imediatos de mortos ou feridos pela passagem deste último tornado, que atingiu os arredores de Moore, na região metropolitana de Oklahoma City, no meio da tarde. No momento, equipes de resgate trabalham em meio aos escombros em busca de sobreviventes, e informações da KFOR dão conta de crianças sendo resgatas de uma escola afetada pelos fortes ventos.

Este imenso tornado chegou poucas horas depois que na madrugada passada outros tornados sacudiram o estado e causaram a morte de pelo menos duas pessoas, além de deixar quase 30 feridos e 300 casas destruídas. Nos últimos dias, fortes tempestades sacodem a região central dos EUA, na qual nascem os tornados, e o alerta das autoridades se estende por uma vasta área que compreende desde o Texas, ao sul, até a zona dos Grandes Lagos, ao norte.

"Não há absolutamente nada, em outros lugares é possível ver os restos de casas uma em cima das outras e escombros empilhados. Parece como se uma equipe de demolição tivesse passado por aqui", disse Mile Booth, xerife do condado de Pottawatomie, um dos mais afetados, à imprensa local depois das tempestades da noite passada.

O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5%. A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na quarta-feira marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas.

A tempestade de domingo causou danos a centenas de imóveis, e aproximadamente 7 mil clientes estavam sem energia em Oklahoma. A governadora Mary Fallin decretou estado de calamidade em 16 condados. A temporada de tornados nos Estados Unidos estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury, no Texas, matando seis pessoas.

As informações são de EFE, AFP e Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade