PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: Exército restringe acesso ao conteúdo de jornal sobre vazamentos

28 jun 2013 - 04h04
(atualizado às 04h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército dos Estados Unidos afirmou nessa quinta-feira que o acesso ao site do jornal The Guardian foi filtrado e restringido por conta das matérias do periódico envolvendo o vazamento de informações secretas pelo ex-analista de segurança foragido Edward Snowden, de acordo com a agência de notícias RT.

Gordon Van Vleet, porta-voz do setor de tecnologia do Exército americano conhecido pela sigla Netcom, disse em um e-mail ao Monterey Herald que a instituição está filtrando “acesso à cobertura jornalística impressa e online com conteúdo sobre os vazamentos da NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês)”.

Van Vleet disse que o procedimento foi parte da rotina de “limpeza” da rede para prevenir novos vazamentos de informação classificada. “Nós fazemos todos os esforços para balancear a necessidade de preservar o acesso à informação com segurança operacional. Entretanto, há políticas e diretrizes rigorosas em vigor para proteção e tratamento de informação classificada”, escreveu o militar.

Em conversa telefônica, o porta-voz acrescentou que a filtragem é para todo o Exército dos Estados Unidos, e não apenas para alguns setores e instalações. A investigação do Monterey Herald partiu depois que funcionários de uma instalação militar na Califórnia disseram ao jornal que eles tinham acesso à versão americana do site do Guardian, mas não podiam acessar o conteúdo relacionado ao vazamento de informações da NSA quando os artigos eram direcionados para a versão britânica do site.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade