PUBLICIDADE

Estados Unidos

Caso de americano que revelou vigilância é teste para liberdade em Hong Kong

11 jun 2013 - 09h22
(atualizado às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O possível processo de extradição em Hong Kong envolvendo um americano que revelou as atividades de vigilância do governo dos EUA pode se transformar em um teste para as liberdades civis no território pertencente à China.

Edward Snowden, 29 anos, ex-prestador de serviços na Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, optou por Hong Kong como refúgio para divulgar detalhes dos programas, dizendo ter escolhido a cidade por seu "impetuoso compromisso com a liberdade de expressão e o direito à dissidência política".

Mas ativistas e políticos pró-democracia se queixam de que desde 1997, quando Hong Kong voltou ao controle chinês, Pequim vem gradualmente retirando liberdades do território, apesar das salvaguardas constitucionais que lhe concedem um elevado grau de autonomia.

Snowden já deixou o hotel de luxo onde se hospedou enquanto os jornais The Guardian e The Washington Post publicavam os detalhes da sua revelação. Mas Ewen MacAskill, jornalista do Guardian na cidade, disse que o denunciante continua em Hong Kong, possivelmente preparando-se para uma batalha jurídica.

"Imagino que haverá uma verdadeira batalha entre Washington, Pequim e os grupos de direitos civis quanto ao seu futuro", disse MacAskill à Reuters. "Eles (EUA) poderiam ter tomado todos os tipos de ações contra ele. Agora parece que a única disponível para eles é um pedido de extradição", acrescentou o jornalista, recusando-se a revelar detalhes sobre os movimentos ou paradeiro de Snowden.

Ao elogiar as liberdades e a autonomia de Hong Kong, Snowden deu mais importância ao conteúdo político do eventual pedido americano de extradição, que pode se arrastar por meses nos tribunais. Hong Kong e EUA têm um tratado de extradição em vigor desde 1998, já usado em numerosas ocasiões.

Snowden pode contestar o pedido de extradição dos EUA, e também pode solicitar asilo político - um processo que também leva meses ou mesmo anos. Por enquanto, ele tem um visto que lhe permite permanecer por mais dois meses no território. Caso solicite uma prorrogação, o governo de Hong Kong poderá recusar.

Fontes jurídicas disseram que Snowden provavelmente terá assessoria de advogados locais, inclusive dois dos mais conhecidos, Philip Dykes e Mark Daly, que já se envolveram em casos relevantes no passado.

A China até agora não comentou o caso, por causa de um feriado de três dias nesta semana. A cobertura midiática também foi discreta, e o jornal estatal Diário do Povo saiu com uma manchete obscura: "Segurança nacional encontra a privacidade pessoal; esquema de vigilância secreta do governo dos EUA tem discussão intrigada".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade