PUBLICIDADE

Estados Unidos

Agência quer fim da proibição que impede gays de doar sangue

Impedimento foi estabelecido em 1983, quando se sabia muito pouco sobre a transmissão da Aids

23 dez 2014 - 19h32
(atualizado em 24/12/2014 às 12h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A FDA far&aacute; uma recomenda&ccedil;&atilde;o para que seja permitido&nbsp;que&nbsp;homens que n&atilde;o tenham tido rela&ccedil;&otilde;es sexuais com outros homens&nbsp;no per&iacute;odo de um ano doem sangue</p>
A FDA fará uma recomendação para que seja permitido que homens que não tenham tido relações sexuais com outros homens no período de um ano doem sangue
Foto: EpicStockMedia/Shutterstock

A Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) propôs nesta terça-feira o fim proibição que impede homens homossexuais e bissexuais de doar sangue desde 1983.

A FDA estabeleceu essa proibição naquele ano, quando a epidemia de Aids estava começando e se sabia muito pouco sobre a transmissão da doença.

Em comunicado emitido hoje, a agência governamental explicou que "examinou cuidadosamente e considerou a evidência científica" antes de recomendar esta mudança.

Por isso, a FDA acrescentou que "tomará as medidas necessárias para recomendar uma mudança" que permita homens que não tenham tido relações sexuais com outro homem no período de um ano desde o último contato a doar sangue.

Por sua vez, seguirão sujeitos à proibição os homens que tenham tido um parceiro sexual masculino durante o último ano.

A agência pretende emitir a argumentação na qual recomenda a mudança em 2015 e se abrirá também um período para comentários públicos a respeito.

O Instituto Williams da Universidade da Califórnia calcula que a mudança poderia gerar um aumento de entre 2% e 4% nas reservas de sangue dos EUA.

Descubra onde ser homossexual é um crime passível de pena de morte Descubra onde é legal e ilegal ser gay no mundo

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade