Entenda por que alguns cardeais usam roupas pretas no conclave
Diferença de vestimenta para a maioria chamou a atenção
Alguns cardeais usam batinas pretas no conclave devido a tradições específicas de igrejas católicas orientais, que possuem ritos e disciplinas próprios em comunhão com o papa.
Uma imagem chamou a atenção no início do Conclave nesta quarta-feira, 7. Em meio aos cardeais com vestimentas majoritariamente vermelhas, alguns dos religiosos participantes usaram batinas pretas.
A explicação para isso é simples e envolve tradição de diferentes regiões. Neste caso, essa diferença nas roupas se dá por serem de igrejas católicas orientais, que seguem ritos litúrgicos, disciplinas e tradições próprias, mesmo que mantenham a comunhão com o papa.
Um dos cardeais que apareceu com vestimenta preta é Baselios Cleemis Thottunkal, da Índia. Ele integra a Igreja Católica Siro-Malancar, uma das 24 divisões e com fundação tradicional ligada a São Tomé.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Assim como Baselios Cleemis, o cardeal indiano George Koovakad também faz parte da Igreja Católica Siro-Malabar. Outro religioso a usar preto é iraquiano Louis Raphael Sako, da Igreja Católica Caldeia.
