Em Davos, Trump critica Europa e diz que EUA são 'motor econômico do planeta'
Presidente norte-americano discursou em fórum mundial na Suíça
Em seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a "imigração descontrolada" na Europa e afirmou que o continente tem ido "na direção errada" em termos econômicos.
"Eu amo a Europa e quero ver a Europa prosperar, mas ela não está caminhando na direção certa", declarou o republicano, acrescentando que alguns lugares no continente estão "francamente irreconhecíveis".
Ele atacou o Velho Continente associando seus problemas econômicos à "maior onda de imigração em massa da história" e afirmando que os líderes têm "virado as costas para tudo que faz as nações ricas e poderosas".
"Muitas partes do nosso mundo estão sendo destruídas e os líderes não entendem o que está acontecendo. Aqueles que entendem não estão fazendo nada a respeito", afirmou Trump, citando o "aumento dos gastos governamentais, a migração em massa sem controle e importações estrangeiras intermináveis".
Durante seu discurso, o presidente norte-americano também elogiou a economia "em plena expansão" de seu país.
"Os EUA são o motor econômico do planeta. E quando os Estados Unidos prosperam, o mundo inteiro prospera. Assim tem sido a história", disse ele, explicando que "praticamente não há inflação" em seu país e que "as fronteiras são impenetráveis".