PUBLICIDADE

Mundo

Egito faz ataque terrestre contra o Estado Islâmico na Líbia

Ao menos 55 extremistas teriam sido presos durante a incursão; o ataque foi uma represália pela decapitação de 21 cristãos egípcios pelo EI

18 fev 2015 - 12h06
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Por causa dos recentes ataques, o papa Francisco fez apelos para que os países coloquem um fim à crise na Líbia e à atuação do Estado Islâmico</p>
Por causa dos recentes ataques, o papa Francisco fez apelos para que os países coloquem um fim à crise na Líbia e à atuação do Estado Islâmico
Foto: Mohamed Abd El Ghany / Reuters

Forças especiais do Exército do Egito fizeram uma invasão terrestre na cidade de Derna nesta quarta-feira (18), considerada um reduto do califado do Estado Islâmico (EI) na Líbia. Ao menos 55 extremistas teriam sido presos durante a incursão.

O ataque terrestre ocorre dias após o Egito iniciar bombardeios contra alvos do EI na Líbia. A ação é uma represália pela decapitação de 21 cristãos egípcios. As execuções foram divulgadas pelo grupo extremista em um vídeo e duramente criticadas pela comunidade internacional.

Até o papa Francisco fez apelos para que os países coloquem um fim à crise na Líbia e à atuação do Estado Islâmico.

Avanço

O jornal britânico "Daily Telegraph" divulgou  nesta quarta-feira (18) documentos secretos dos jihadistas que demonstram a intenção do Estado Islâmico de usar a Líbia como porta de entrada para a Europa.

O objetivo dos extremistas seria dominar o sul do continente europeu através de infiltrações em navios de imigrantes e ataques a companhias marítimas e cruzeiros.

Hoje em dia, dezenas de embarcações clandestinas partem da Líbia com destino ao sul da Europa, principalmente à ilha de Lampedusa, na Itália. Já o primeiro-ministro da Líbia, Abdullah Al Thani, afirmou que o EI e o Boko Haram estão se juntando aos grupos terroristas que atuam no país e se aproximando das fronteiras com a Tunísia.

Fonte: Ansa Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade