PUBLICIDADE

Mundo

De quantos mortos vocês precisam?, diz Zelensky ao Ocidente

Presidente quer ajuda para proteger os céus ucranianos

7 mar 2022 - 08h37
(atualizado às 08h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, subiu o tom contra o Ocidente e voltou a exigir nesta segunda-feira, 7,  a proteção dos céus do país contra a ofensiva da Rússia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em um novo vídeo, Zelensky disse que está "esperando essa decisão", seja com as próprias forças militares das potências ocidentais ou com o fornecimento de sistemas antiaéreos.

"De quantos mortos vocês precisam para colocar nossos céus em segurança?", questionou o presidente ucraniano, que também pediu novas sanções contra o regime de Vladimir Putin, incluindo contra o setor de petróleo e derivados.

"Vocês podem chamar de embargo ou tratar como uma coisa moral a se fazer quando se nega a dar dinheiro a terroristas", disse.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) já se recusou a estabelecer uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, medida que poderia arrastar a aliança para uma guerra direta contra a Rússia, mas os Estados Unidos afirmaram que há uma negociação para fornecer caças militares da Polônia para Kiev.

"Não posso falar em prazos, mas posso dizer que estamos olhando para isso muito, muito ativamente", declarou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em visita à Moldávia no último domingo (6). No entanto, o governo polonês não confirma a intenção de enviar jatos para a Ucrânia.

A Rússia diz que "praticamente todas as forças aéreas" ucranianas já foram destruídas, e Kiev pressiona a Otan a pelo menos fornecer aviões militares. "Se vocês não nos derem nem mesmo isso, então vocês também querem que nos matem lentamente", afirmou Zelensky no domingo.  

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade