PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte critica pedido dos EUA para mostrar sinais de desnuclearização

20 abr 2019 - 11h00
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte criticou o pedido "sem sentido" do assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, para que Pyongyang mostre que está falando sério sobre desistir de suas armas nucleares, a segunda vez que criticou um importante funcionário dos EUA em menos de uma semana.

Vice-chanceler norte-coreana, Choe Son Hui. 1/3/2019. Luong Thai Linh/Pool via REUTERS
Vice-chanceler norte-coreana, Choe Son Hui. 1/3/2019. Luong Thai Linh/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

    O presidente dos EUA, Donald Trump, disse estar aberto à terceira cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un, mas Bolton disse à Bloomberg News que primeiro precisa haver "uma indicação real da Coreia do Norte de que eles tomaram a decisão estratégica de desistir das armas nucleares ".

    "Bolton mostrou-se absurdo", disse a vice-chanceler norte-coreana, Choe Son Hui, a repórteres neste sábado.

    "As observações de Bolton me fazem pensar se elas surgiram da incompreensão das intenções do país ou se estava apenas tentando falar com certo senso de humor", disse ela.

    A vice-ministra norte-coreana também advertiu que não há nada de bom se os Estados Unidos continuarem "a jogar fora essas observações desprovidas de discrição e razão".

    A Coreia do Norte disse na quinta-feira que não quer mais negociar com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e que ele deve ser substituído em conversas por alguém mais maduro, horas depois de anunciar seu primeiro teste de armas desde que as negociações nucleares foram interrompidas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade