PUBLICIDADE

Mundo

Conservador Seehofer deixará comando de partido aliado de Merkel no governo alemão

12 nov 2018 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, anunciou nesta segunda-feira que deixará a liderança da União Social Cristã (CSU), partido conservador da Baviera que integra a coalizão de governo da chanceler Angela Merkel.

Ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer 05/11/2018  REUTERS/Fabrizio Bensch
Ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer 05/11/2018 REUTERS/Fabrizio Bensch
Foto: Reuters

"Entregarei meu cargo de chefe do partido", disse Seehofer a jornalistas em Bautzen, cidade do leste alemão, acrescentando que o momento de sua renúncia será comunicado durante a semana.

Seehofer disse que deixar a liderança partidária não afeta seu trabalho no gabinete federal.

Sua renúncia chega depois de Merkel anunciar que seu quarto mandato como chanceler será seu último e que também abdicará da liderança da União Democrata Cristã (CDU), sigla aliada à CSU na esfera nacional.

Seehofer disse que sua decisão não foi motivada pelas derrotas de seu partido nas eleições estaduais da Baviera em outubro. "Estou tomando esta decisão para fazer de 2019 um ano de renovação para a CSU", afirmou.

O ministro, de 69 anos, é aliado, mas também crítico, de Merkel, e lidera a CSU há dez anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade