PUBLICIDADE

Mundo

Conselho de Segurança da ONU aprova apoio a cessar-fogo em Gaza

Texto dos EUA endossa plano anunciado por Joe Biden

10 jun 2024 - 17h00
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (10) o projeto de resolução apresentado pelos Estados Unidos para apoiar o plano de cessar-fogo no Oriente Médio anunciado por Joe Biden.

    O texto pede que o grupo fundamentalista islâmico Hamas aceite os termos.

    O projeto, para ir ao encontro dos pedidos de vários países que queriam que Israel também fosse mencionado, pede que "ambas as partes atuem plenamente nos termos do plano sem condições".

    A aprovação se deu com 14 votos favoráveis e a abstenção da Rússia.

    Biden divulgou no último dia 31 um plano proposto por Israel para um cessar-fogo no conflito contra o grupo fundamentalista islâmico Hamas na Faixa de Gaza.

    De acordo com o mandatário norte-americano, que fez um discurso na Casa Branca, a ideia israelense inclui a retirada de todas as forças do enclave palestino por seis semanas, um cessar-fogo completo e a libertação de todos os reféns.

Hamas

O Hamas "acolheu com satisfação" a adoção pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas da resolução americana em apoio a um plano de cessar-fogo em Gaza.

   O movimento islâmico "saúda a resolução do Conselho de Segurança e deseja reafirmar sua vontade de cooperar com os irmãos mediadores para iniciar negociações indiretas sobre a implementação desses princípios", afirmou o Hamas em comunicado, referindo-se às suas demandas por um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza e à retirada completa das forças israelenses do território.

.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade