PUBLICIDADE

Mundo

Comitês da Câmara dos EUA intimam Pompeo por documentos sobre Ucrânia

27 set 2019 - 19h39
(atualizado às 20h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Três comitês da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos emitiram intimações nesta sexta-feira para o secretário de Estado Mike Pompeo, buscando obrigá-lo a entregar documentos relativos a contatos com o governo ucraniano.

Secretário de Estado, Mike Pompeo 
26/09/2019
REUTERS/Yana Paskova
Secretário de Estado, Mike Pompeo 26/09/2019 REUTERS/Yana Paskova
Foto: Reuters

Os comitês de Relações Exteriores, Inteligência e Supervisão da Câmara também agendaram depoimentos para cinco autoridades do Departamento de Estado nas próximas duas semanas, incluindo a ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia Marie Yovanovitch em 2 de outubro; o embaixador Kurt Volker, representante especial dos EUA na Ucrânia, em 3 de outubro; o subsecretário adjunto George Kent em 7 de outubro; o conselheiro Ulrich Brechbuhl em 8 de outubro e o embaixador dos EUA na União Europeia, Gordon Sondland em 10 de outubro.

Os comitês anunciaram as intimações depois que o governo Trump não forneceu, no prazo determinado de quinta-feira, documentos e informações sobre contatos com autoridades ucranianas, bem como uma ligação telefônica de julho entre o presidente Donald Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

Essa ligação é central para uma investigação de impeachment que Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados, liderada pelos democratas, anunciou esta semana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade