PUBLICIDADE

Mundo

Comitê da Câmara dos EUA ameaça intimar Pompeo se não receber informações sobre Irã

14 jan 2020 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos ameaçou, nesta terça-feira, convocar o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, se ele não fornecer informações sobre a política adotada em relação ao Irã e a ordem do presidente Donald Trump para o ataque que matou um comandante militar iraniano.

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, cumprimenta deputado Eliot Engel, antes de audiência no Capitólio
23/05/2018
REUTERS/Leah Millis
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, cumprimenta deputado Eliot Engel, antes de audiência no Capitólio 23/05/2018 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

"Se o secretário Pompeo não cooperar com o comitê, consideraremos fortemente tomar outras ações no futuro, incluindo intimações", disse o deputado democrata Eliot Engel ao abrir uma audiência em que Pompeo foi convidado a depor, mas não compareceu.

Engel também disse que enviará uma carta nesta terça-feira a Pompeo e ao secretário de Defesa Mike Esper, buscando informações sobre o ataque.

O comitê liderado pelos democratas disse na semana passada que convocou Pompeo para depor, enquanto membros do Congresso pressionam o governo Trump para obter mais informações sobre o assassinato do principal comandante militar iraniano, Qassem Soleimani.

O Departamento de Estado não quis comentar. Pompeo estava em uma viagem à Califórnia.

As críticas ao governo cresceram à medida que as autoridades ofereceram justificativas variadas para o ataque. Trump alimentou a controvérsia ao dizer no Twitter que "realmente não importa" se Soleimani representava uma ameaça iminente.

"Acho que o governo não está sendo sincero com o país ou o Congresso", disse Engel ao abrir a audiência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade