PUBLICIDADE

Mundo

'Charlie Hebdo' ironiza fim da era Obama e violência racial

Desenho mostra presidente sendo perseguido por policiais brancos

9 nov 2016 - 14h48
(atualizado às 14h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

O jornal satírico francês Charlie Hebdo, alvo de um atentado terrorista que deixou 12 mortos em janeiro de 2015, dedicou a capa de sua edição desta quarta-feira (9) à troca de comando na Casa Branca.

Na charge, o presidente Barack Obama aparece correndo de dois policiais brancos que disparam contra ele, ao lado da frase "Obama, novamente um cidadão como os outros". O desenho ironiza o problema da violência racial da polícia dos Estados Unidos e a saída do primeiro mandatário negro da história do país para a chegada da retórica agressiva de Donald Trump.

Nos últimos dois anos, são frequentes os casos de afro-americanos mortos durante abordagens das forças de segurança, mesmo que em muitos casos eles estivessem desarmados.

Conhecido pela irreverência e pelo tom agressivo de suas charges, o Charlie Hebdo está sempre na mira de grupos extremistas por ridicularizar o profeta Maomé, mas também já foi duramente criticado por fazer piada com o menino sírio Aylan, símbolo da crise de refugiados, e o terremoto de 24 de agosto na Itália.

Fonte: ANSA
Compartilhar
Publicidade
Publicidade