PUBLICIDADE

Mundo

Catalunha adotará lei que determina independência, diz líder

8 out 2017 - 15h30
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A Catalunha irá adotar a lei do referendo que determina uma declaração de independência se o resultado oficial do referendo mostrar uma maioria a favor, disse o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, em um programa de televisão exibido neste domingo (8).

Líder catalão Carles Puigdemont participa de protestos em Barcelona, Espanha
Líder catalão Carles Puigdemont participa de protestos em Barcelona, Espanha
Foto: Juan Medina / Reuters

"A declaração de independência, que nós não chamamos de declaração 'unilateral' de independência, é prevista na lei do referendo como um aplicação dos resultados. Iremos adotar o que a lei diz", disse Puigdemont em entrevista no programa da emissora TV3, da Catalunha, de acordo com um trecho divulgado no site do canal.

O governo catalão afirma que mais de 90 por cento das pessoas que votaram no referendo de 1º de outubro foram a favor da independência da Catalunha do restante da Espanha. O referendo foi declarado ilegal pelas autoridades espanholas, e teve comparecimento de apenas 43 por cento.

A lei catalã que determinou a realização do referendo diz que o Parlamento da Catalunha deve declarar a independência da região dentro de 48 horas após uma proclamação de vitória do "sim" pela comissão eleitoral da Catalunha.

Catalunha avança para declarar independência da Espanha:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade