PUBLICIDADE

Mundo

Cardeal é acusado de abuso sexual no Canadá

Relatório diz que Ouellet 'tocou indevidamente' funcionária

16 ago 2022 - 18h26
(atualizado às 18h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O cardeal canadense Marc Ouellet, atual prefeito da Congregação para os Bispos da Igreja Católica, foi acusado de abuso sexual em um ação coletiva tornada pública nesta terça-feira (16) contra mais de 80 membros da Diocese de Quebec.

Cardeal Ouellet teria tocado de maneira imprópria funcionária da Diocese de Quebec
Cardeal Ouellet teria tocado de maneira imprópria funcionária da Diocese de Quebec
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Ouellet foi acusado de "tocar indevidamente" em uma mulher, que era funcionária da diocese, durante um coquetel organizado em 2008 e em outras ocasiões públicas. A mulher, identificada apenas pela letra F, afirmou que, em 2010, o religioso a beijou e "deslizou sua mão pelas costas até as nádegas".

O relatório tornado público faz parte de uma investigação sobre denúncias contra membros da Igreja Católica desde 1940 e têm testemunhos de 101 pessoas que afirmaram terem sido vítimas de religiosos e funcionários da Diocese de Quebec.

Até o momento, Ouellet não responde a nenhum processo formal.

As denúncias foram publicadas há cerca de 15 dias do fim da viagem do papa Francisco ao Canadá, onde o líder da Igreja Católica fez diversos pedidos de desculpa por abusos sexuais e pelos crimes cometidos por religiosos nos internatos para povos indígenas mantidos em parceria com o governo canadense. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade