PUBLICIDADE

Mundo

Canadá: atirador é detido após quase 30 horas de buscas

6 jun 2014 - 01h59
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Uma fotografia divulgada pela imprensa local mostra o suspeito, vestido com roupas militares camufladas e portando ao menos duas armas automáticas</p>
Uma fotografia divulgada pela imprensa local mostra o suspeito, vestido com roupas militares camufladas e portando ao menos duas armas automáticas
Foto: Twitter / Reprodução

Depois de aproximadamente 30 horas de intensas buscas, a polícia canadense afirmou no início da madrugada desta sexta-feira que prendeu o homem que matou três policiais e deixou outros dois feridos, de acordo com informações da CNN.

A Real Polícia Montada do Canadá (RPMC) disse que Justin Bourque, 24 anos, foi detido à 0h10 do horário local. “O moradores do norte de Moncton podem deixar suas casas agora”, comunicou a instituição.

De acordo com a superintendente da RPMC, Marlene Snowman, Bourque não estava armado no momento em que foi preso, embora a polícia tenha encontrado armas no perímetro onde o atirador foi detido.

A procura pelo suspeito, que estava armado com um rifle e usava roupas camufladas, começou na noite de quarta-feira, depois de alvejar os policiais. Uma grande área do norte da cidade foi cercada, e os moradores foram alertados a permanecer dentro de suas casas.

Os habitantes da pequena cidade de 70 mil pessoas, na província de New Brunswick, costa leste do país, foram até orientados a não publicar na internet as localizações de autoridades policiais, temendo que isso estivesse ajudando o homem.

O perfil de Justin Bourque no Facebook mostra que sua última publicação foi feita às 18h de quarta-feira. Nela, aparece um texto obscuro que termina com a frase "acho que meu reino chegará". Além disso, sua fotografia de perfil na rede social mostra Bourque e outro jovem armados com rifles automáticos em uma área de floresta e muita munição espalhada pelo chão.

O perfil do suspeito no Facebook também contém referências ao direito de portar armas, à ameaça russa, além do ódio voltado às autoridades e à polícia.

"Ele tinha problemas com autoridade"

Segundo informações do Business Insider, um ex-colega de trabalho de Justin Bourque disse que seu perfil é de uma pessoa extremamente competitiva e que o homem apresenta sérios problemas com autoridade. De acordo com o ex-colega, Bourque foi demitido da empresa por não obedecer às ordens e nunca estar fazendo o que deveria. Porém, contou que, apesar disso, ele parecia uma boa pessoa.

Um vizinho do suspeito, identificado como Mike Campbell, disse ao Business Insider que há poucos dias encontrou com ele e que "tudo parecia normal". O vizinho também contou que chamou Justin para visitá-lo e ele teria deixado subentendido que isto não aconteceria. 

Mike Campbell conhece Bourque desde que ambos tinham dois anos de idade e ainda mora algumas casas para baixo da família de Bourque. Ele se lembra que brincava com o vizinho com "pequenos homens verdes do Exército", e que sonhavam em crescer para se juntar ao exército. Campbell descreve Bourque como uma criança amigável, criado em um lar cristão e religioso e que ele foi educado a vida inteira. 

Outros vizinhos se disseram surpresos com a notícia de que Justin estaria envolvido com o crime desta quinta-feira.

Com informações do Business Insider

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade