PUBLICIDADE

Mundo

Calor de quase 40ºC deixa ao menos 3 mortos na Itália

Entre as vítimas estão um idoso e um sem-teto

27 jun 2019 - 20h05
(atualizado às 20h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A chegada de uma frente de calor sobre a Europa provocou ao menos três mortes na Itália nesta quinta-feira (27), embora os termômetros ainda não tenham atingido os picos previstos para o país.

Mulher se refresca do calor em fonte em Turim, norte da Itália
Mulher se refresca do calor em fonte em Turim, norte da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A primeira vítima foi um sem-teto romeno de cerca de 69 anos e que sofria de problemas cardíacos. Costantin Stroe foi encontrado morto perto da principal estação ferroviária de Milão, na Lombardia, norte do país. Ainda na Itália setentrional, uma pessoa faleceu em Mozzecane, na província de Verona, por consequência do calor.

Não se sabe ainda se a vítima tinha alguma doença que pode ter potencializado os efeitos das altas temperaturas, que chegaram a 38ºC na região do Vêneto. Já em Marcas, no centro da península, um aposentado de 82 anos passou mal por causa do calor e não resistiu.

Seu corpo foi achado em um descampado entre San Benedetto del Tronto e Acquaviva Picena, após o idoso ter saído de casa para "tomar um pouco de ar", segundo sua família. O pico do calor na Itália deve acontecer nesta sexta (28), com 16 cidades em alerta vermelho para as altas temperaturas.

Na maior delas, Roma, o calor agravou outra emergência, a da falta de coleta de lixo. A junção desses dois problemas tem provocado incêndios de resíduos na periferia da capital italiana, com fumaças tóxicas e destruição de contêineres de lixo. "É um verdadeiro atentado à saúde e ao bolso dos contribuintes", disse a prefeita Virginia Raggi.

O poder público pede para as pessoas não saírem na rua nas horas de maior calor. Em Milão, serão distribuídas durante todo o verão europeu cerca de 10 mil garrafas de meio litro de água natural, sucos de frutas e energéticos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade