PUBLICIDADE

Mundo

Bolivianos vão às ruas para protestar contra prisões de autoridades

16 mar 2021 - 12h33
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de milhares de pessoas de cidades de toda a Bolívia foram às ruas na noite de segunda-feira para protestar contra a prisão da ex-presidente Jeanine Añez e outros oponentes políticos do partido socialista governista por causa de alegações de que eles se envolveram em um golpe em 2019.

Protestos em Santa Cruz, Bolívia
15/03/2021
REUTERS/Lesly Moyano
Protestos em Santa Cruz, Bolívia 15/03/2021 REUTERS/Lesly Moyano
Foto: Reuters

Na cidade de Santa Cruz, as maiores multidões se reuniram para uma manifestação perto de uma estátua do Cristo Redentor acenando com bandeiras da Bolívia e portando cartazes com pedidos de defesa da democracia e da liberdade.

O governo de esquerda do país, que voltou ao poder em novembro, tem buscado a prisão de várias ex-autoridades, militares e líderes civis, que acusa de conspirarem para depor o então presidente Evo Morales menos de dois anos atrás.

Morales, cujo partido MAS voltou ao comando do país, renunciou no final de 2019 em meio a protestos generalizados contra seu governo depois que os militares o exortaram a deixar o cargo. No vácuo de poder que se seguiu, a então senadora Añez assumiu como presidente interina.

As prisões provocaram o temor de uma repressão política e críticas de grupos de direitos humanos e da Organização dos Estados Americanos (OEA), que disse que o governo está usando o Judiciário como uma ferramenta "repressiva".

Na capital administrativa La Paz, manifestantes marcharam pelas ruas, alguns com máscaras com a palavra "fraude" e uma foto de Morales, uma referência a alegações da OEA de que ele manipulou a eleição presidencial de 2019.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade