PUBLICIDADE

Mundo

Bndes vai financiar exportações para gasoduto de Vaca Muerta

Obra levará gás da Patagônia ao Rio Grande do Sul

31 mai 2023 - 09h54
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil indicou que vai apoiar a construção do segundo trecho do gasoduto que ligará diretamente a bacia patagônica de Vaca Muerta, na Argentina, ao estado do Rio Grande do Sul.

A informação está em um comunicado conjunto divulgado após o encontro bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alberto Fernández, em Brasília, na última terça-feira (30), à margem da cúpula de líderes sul-americanos.

A nota cita avanços nas "tratativas sobre o financiamento de projetos estratégicos", como o possível apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) a "exportações de tubos e chapas de aço brasileiras" para a segunda etapa do gasoduto.

"Já não há nenhum obstáculo jurídico para o envolvimento do Bndes, e o Brasil avançará no financiamento para permitir as exportações dos produtos brasileiros", diz o comunicado.

O gasoduto representa uma infraestrutura estratégica para o desenvolvimento da Argentina, pois permitirá aumentar a capacidade de transporte de gás de Vaca Muerta (segunda maior reserva de gás não convencional do mundo) e substituir as importações de gás natural liquefeito (GNL), com uma economia imediata de mais de US$ 2,5 bilhões.

Do lado brasileiro, o projeto é importante para compensar o esgotamento das reservas bolivianas que atualmente atendem a indústria do Rio Grande do Sul. Fernández deve voltar ao Brasil em 26 de junho para uma visita de Estado.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade