Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Assassinato de Khamenei abriria 'caixa de Pandora', diz Rússia

Governo de Israel não descartou hipótese de matar líder iraniano

20 jun 2025 - 09h16
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Rússia alertou nesta sexta-feira (20) que um eventual assassinato do guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, poderia abrir uma "caixa de Pandora" no mundo.

Manifestante exibe foto de Ali Khamenei em protesto em Beirute, no Líbano
Manifestante exibe foto de Ali Khamenei em protesto em Beirute, no Líbano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração foi dada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, após o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, não ter descartado a hipótese de matar a principal autoridade política e religiosa do país persa. Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou que sabe onde Khamenei está escondido.

"Isso levaria ao nascimento de sentimentos extremistas dentro do Irã, e aqueles que estão falando sobre isso deveriam tê-lo em mente. Eles abririam uma caixa de Pandora", afirmou Peskov à emissora britânica Sky News, em uma rara entrevista à imprensa ocidental.

Segundo o porta-voz do presidente Vladimir Putin, provocar uma mudança de regime no Irã é "inimaginável". "A situação está extremamente tensa e perigosa não apenas para a região, mas para o mundo", salientou.

Rússia e Irã estreitaram laços durante a guerra na Ucrânia, onde Moscou tem utilizado drones de fabricação iraniana em seus ataques aéreos.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade