PUBLICIDADE

Mundo

Asiáticos-americanos não são responsáveis pelo coronavírus e precisam de proteção, diz Trump

23 mar 2020 - 21h48
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente norte-americano, Donald Trump, que tem sido acusado de racismo por rotular o coronavírus pandêmico como "vírus chinês", disse em tuítes nesta segunda-feira que os asiáticos-americanos não foram os responsáveis pela propagação da doença e precisavam ser protegidos. 

22/03/2020
REUTERS/Yuri Gripas
22/03/2020 REUTERS/Yuri Gripas
Foto: Reuters

Mais cedo na segunda-feira, o jornal New York Times citou grupos de defesas de direitos humanos e pesquisadores que disseram que houve um surto de ataques físicos e verbais a norte-americanos de origem asiática reportados em jornais e números telefônicos de denúncia enquanto o vírus se espalha pelos Estados Unidos.

Na semana passada, Trump escalou sua retórica contra a China devido ao coronavírus, dizendo que Pequim deveria ter agido mais rápido para alertar o mundo sobre o surto da doença no país. Ele também dispensou as críticas de que rotular o vírus como "vírus chinês" seria racismo. 

Ele ignorou uma pergunta de um repórter na última quarta-feira sobre se o nome seria potencialmente ofensivo aos norte-americanos de origem asiática, assim como sobre o relato de um funcionário anônimo da Casa Branca, que teria cunhado o termo "kung-flu" em particular, num trocadilho com a palavra gripe em inglês. 

Na segunda-feira, Trump publicou no Twitter: "É muito importante que protejamos totalmente nossa comunidade asiática nos Estados Unidos e em todo mundo. Eles são pessoas incríveis, e a propagação do vírus NÃO é culpa deles de maneira alguma. Eles estão trabalhando de perto conosco para nos livrarmos do vírus. VAMOS TRIUNFAR JUNTOS!". 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade