PUBLICIDADE

Ásia

Sobe para 16 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

5 fev 2014 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários

O número de mortos pela erupção no sábado passado do vulcão Sinabung, no oeste da Indonésia, aumentou nesta quarta-feira para 16, após a morte de uma pessoa no hospital por conta de danos nos rins e pulmões.

"O número de vítimas mortais é agora 16 e uma pessoa segue ferida", informou o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, segundo o jornal "Jakarta Globe".

O último morto é um indonésio de 70 anos que tinha sofrido queimaduras em 45% de seu corpo, e graves danos nos pulmões e os rins.

Sutopo assinalou que a atividade vulcânica em Sinaung "ainda é alta" e a área de evacuação afeta um raio de cinco quilômetros da cratera.

O vulcão, situado na ilha de Sumatra, entrou em erupção em agosto de 2010 pela primeira vez em 400 anos, e está particularmente ativo desde setembro.

Mais de 25 mil pessoas tiveram que ser evacuadas desde então pelas repetidas eruções de lava, rochas e cinza, embora nenhuma tenha morrido até 1 de fevereiro.

A Agência Nacional de Mitigação de Desastres elevou o alerta em 19 vulcões na segunda-feira: os de Bromo, Dieng, Ijen, Kelud, Papandayan, Raung e Semeru, em Java; Lewotobi Perempuan e Sangeang Api, em Nusa Tenggara; Dukono, Gamalama, Gamkonora e Ibu, em Molucas do Norte; Soputan, em Celebes do Norte; Kerinci, Merapi, Seulewah Agam e Talang, em Sumatra; e Anak Krakatau, entre Java e Sumatra.

A Indonésia está sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos que pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade