PUBLICIDADE

Ásia

Premiê paquistanês exige ação imediata sobre apedrejada

Farzana Iqbal foi agredida até a morte pela família

29 mai 2014 - 13h38
(atualizado às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Civis e membros da Comissão de Direitos Humanos do Paquistão protestam contra a morte de Farzana Iqbal, em Islamabad, em 29 de maio</p><p> </p>
Civis e membros da Comissão de Direitos Humanos do Paquistão protestam contra a morte de Farzana Iqbal, em Islamabad, em 29 de maio
Foto: Reuters

O primeiro-ministro paquistanês pediu nesta quinta-feira uma ação imediata após o apedrejamento de uma mulher grávida no Paquistão por sua própria família por ter se casado com o homem que ela havia escolhido.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, pediu ao seu irmão, o chefe de governo da província de Punjab, Shahbaz Sharif, que tome medidas após este assassinato brutal.

"Ordeno ao chefe de governo que realize uma ação imediata", acrescentou. "Este crime é totalmente inaceitável e é preciso se ocupar sem demora deste assunto em conformidade com a lei", estimou.

Uma declaração deste tipo do primeiro-ministro paquistanês é pouco comum neste tipo de temas.

Farzana Iqbal, de 25 anos, foi atacada na terça-feira, segundo a polícia, por ter se casado com o homem que amava.

O marido de Iqbal disse que a polícia não fez nada durante os 15 minutos de violência bem diante da Alta Corte de Lahore.

“Eu implorei para que nos ajudassem, mas disseram que não era dever deles”, disse Muhammed Iqbal à Reuters. “Eu tirei minha camiseta (em sinal de humildade) e implorei para que a salvassem”.

Mas o chefe de polícia de Lahore, Shafiq Ahmad, alegou que não havia polícia presente. “Eles prenderam o pai, o principal acusado, poucos momentos depois do incidente”, disse ele. “Quando a polícia chegou à cena, ela já havia sido morta”.

Em partes do Paquistão, um país amplamente muçulmano de 180 milhões de pessoas, as mulheres têm de aceitar casamentos arranjados e uma recusa pode resultar em um assassinato em nome da “honra”.

Muitas famílias paquistanesas consideram como desonra que uma mulher se apaixone e escolha seu próprio marido.

"Matei minha primeira mulher por amor a Farzana"

O viúvo da paquistanesa afirmou nesta quinta-feira à AFP que matou sua primeira esposa.

<p>O viúvo Mohammad Iqbal revelou que matou a ex-esposa. Na foto, ele aparece ao lafo do corpo de Farzana, morta por apedrejamento pela família</p><p> </p>
O viúvo Mohammad Iqbal revelou que matou a ex-esposa. Na foto, ele aparece ao lafo do corpo de Farzana, morta por apedrejamento pela família
Foto: Reuters

"Estava apaixonado por Farzana e matei minha primeira mulher por causa desse amor", declarou Mohamad Iqbal, explicando ainda que estrangulou a primeira esposa.

Iqbal contou que não teve de cumprir com sua pena de prisão, depois que seu filho o denunciou o assassinato. A polícia, no entanto, o perdoou pelo crime.

Controvertidas leis vigentes no Paquistão permitem, por exemplo, ao autor de um homicídio propor indenização financeira (chamado "preço do sangue) à família da vítima para não ter que cumprir com a pena.

Com informações da Reuters e AFP.

Violência contra mulher Mutilação genital, apedrejamento e morte; saiba mais sobre a violência contra a mulher

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade