PUBLICIDADE

Ásia

Número de mortos em terremoto no Nepal passa dos 7 mil

O terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala aberta de Richter foi o maior no Nepal em 80 anos

3 mai 2015 - 01h50
(atualizado às 12h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Os mortos após o terremoto que devastou o Nepal há uma semana chegou a 7.040 e o de feridos a 14.123, segundo os últimos dados divulgados pelo governo do país asiático, embora espera-se que aumente o número de pessoas que morreram à medida que se conheça a situação em regiões mais remotas do país.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Pemba Lama, de 15 anos, é levado a uma ambulância após ser resgatado de escombros cinco dias depois do terremoto que atingiu Katmandu
Pemba Lama, de 15 anos, é levado a uma ambulância após ser resgatado de escombros cinco dias depois do terremoto que atingiu Katmandu
Foto: Adnan Abidi / Reuters

O Consórcio de Redução de Riscos no Nepal, uma entidade na qual participam organismos das Nações Unidas, calcula que o terremoto causou o deslocamento de 2,8 milhões de cidadãos (a população do país é de 28 milhões pessoas). A entidade ainda assinalou que o terremoto destruiu 160.786 casas e outras 143.673 ficaram danificadas, e reivindicou de maneira urgente US$ 415 milhões para enfrentar a crise humanitária vivida pelo país do Himalaia.

O terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala aberta de Richter foi o maior no Nepal em 80 anos e o pior na região em uma década desde que em 2005 outro terremoto causou mais de 84 mil mortos na Caxemira.

Britânica grava vídeo ao ser atingida por avalanche no Nepal:

Sobre o terremoto

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado (25) provocou mais de 7 mil mortes e muitos danos materiais, causando também avalanches que soterraram acampamentos de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Katmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de Brasília) e durou entre 30 segundos e dois minutos.

Na capital nepalesa, o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, incluindo templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros. Os efeitos do tremor chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas diversas réplicas do terremoto, entre 4,2 e 6,7 graus.

Grandes terremotos do século Grandes terremotos do século

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade