PUBLICIDADE

Ásia

Deslizamento de terra mata pelo menos 17 pessoas na Índia

Outras 160 permanecem soterradas após deslizamento nesta quarta-feira no oeste do país

30 jul 2014 - 08h27
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 17 pessoas morreram, 14 foram resgatadas com vida e outras 160 permanecem soterradas após um deslizamento de terra ocorrido nesta quarta-feira na cidade de Maharashtra, no oeste da Índia, informou o Ministério do Interior indiano.

A agência local "Ians", que cita fontes oficiais do distrito no qual ocorreu o deslizamento, elevou o número de mortos para 25, embora esse número ainda não tenha sido confirmado pelo governo.

Sete equipes de resgate, composta por cerca de 300 pessoas, trabalham no resgate das vítimas. De acordo com o ministério citado, mais duas equipes chegarão ao local nas próximas horas.

"Foram resgatadas duas pessoas com vida",  informou Tripti Parule, porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, em e-mail enviado à AFP.

<p>As inundações e os deslizamentos de terra são frequentes durante a temporada de chuvas na Índia</p>
As inundações e os deslizamentos de terra são frequentes durante a temporada de chuvas na Índia
Foto: Twitter

O desastre ocorreu por volta das 5h locais (20h30 de ontem em Brasília), quando a encosta de uma colina desmoronou sobre a cidade de Ambegaon e soterrou cerca de 50 casas, disse à Agência EFE Alok Avasthy, chefe de operações da Força de Resposta de Desastres Nacionais (NDRF).

De acordo com a fonte citada, no momento do deslizamento, a maioria dos habitantes da cidade afetada estava dormindo em suas casas.

As fortes chuvas, que durante os últimos quatro dias castigaram a região, e a grande quantidade de lama dificultam os trabalhos de resgate, afirmou Avasthy, que acrescentou que a comunicação é muito complicada com a região do acidente.

Avasthy também confirmou que 50 ambulâncias foram enviadas a Ambegaon, enquanto o Hospital Sasson, situado na vizinha cidade de Pune, preparou uma ala para receber os feridos, segundo a agência local "Ians".

As inundações e os deslizamentos de terra são frequentes durante a temporada de chuvas na Índia, assim como os desmoronamentos de edifícios por causa do precário estado das infraestruturas e da falta de manutenção.

Cerca de 580 pessoas morreram e 5,7 mil desapareceram nas inundações e deslizamentos de terras ocorridos há um ano nas regiões montanhosas do estado de Uttarakhand, no norte do país.

O gigante asiático depende das chuvas de monção para sustentar seu sistema agrário, um setor que emprega direta ou indiretamente quase dois terços dos trabalhadores indianos.

Com informações da EFE e AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade