PUBLICIDADE

Ásia

China: deslizamento mata ao menos 15 deixa 120 desaparecidos

24 jun 2017 - 00h18
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipes de resgate procuram por sobreviventes em deslizamento de terra na China
Equipes de resgate procuram por sobreviventes em deslizamento de terra na China
Foto: Reuters

Um deslizamento de terra ocorrido neste sábado, na província de Sichuan, no sudoeste da China, provocou o desabamento de dezenas de casas, matando pelo menos 15 pessoas e deixando 120 desaparecidos, de acordo com informações da imprensa chinesa.

Até o momento foram achados 15 corpos sem vida e apenas três pessoas foram resgatadas vivas, segundo informou o jornal independente "South China Morning Post", mas a cifra de mortos deve aumentar consideravelmente, uma vez que o povoado ficou completamente sepultado.

Segundo especialistas em geologia citados pela agência estatal Xinhua, que se encontram no local, a possibilidade de sobrevivência das pessoas soterradas é realmente escassa.

As autoridades do condado de Maoxian comunicaram que o incidente aconteceu depois que a parte alta de uma montanha caiu sobre a aldeia de Xinmo, por volta das 6h (horário local, 19h de Brasília de sexta-feira).

Pelo menos 62 casas ficaram soterradas, enquanto dois quilômetros do curso de um rio e 1.600 metros de uma estrada ficaram sepultados pelas rochas.

Segundo informou o governo local o deslizamento ocorreu devido às intensas chuvas que caíram na região.

Equipes de resgate procuram por sobreviventes em deslizamento de terra na China
Equipes de resgate procuram por sobreviventes em deslizamento de terra na China
Foto: Reuters

Inicialmente, a Xinhua informou que a cifra de desaparecidos era de 141, mas depois a reduziu para 120 sem detalhar se as demais pessoas foram resgatadas.

Por outro lado, afirmou que três pessoas de uma mesma família foram resgatadas, cinco horas após o deslizamento de terra, e levadas a um hospital sem ferimentos graves, mas que outro filho da família permanece soterrado na casa.

De acordo com o porta-voz do governo de Sichuan, Tang Limin, uma equipe de resgate com mais de mil pessoas seguiu para o local com retroescavadeiras e um instrumento de detecção de vida.

Imagens divulgadas pela emissora de televisão oficial CCTV mostram diversos soldados levantando pesadas pedras e várias retroescavadeiras trabalhando na região onde estavam as pessoas que ficaram soterradas.

O governo provincial iniciou o nível mais alto de resposta de socorro em caso de desastre enquanto que o presidente do país, Xi Jinping, ordenou que se ponham todos os esforços no resgate dos possíveis sobreviventes.

"As autoridades devem esforçar-se ao máximo para reduzir as baixas e prevenir desastres secundários", disse Xi, que acrescentou que os desaparecidos e os que sofram perdas pelo desastre "devem receber o cuidado apropriado".

Nesta época do ano, são frequentes as chuvas torrenciais na China e é comum que aconteçam inundações, deslizamentos e outras catástrofes provocadas pelos fenômenos climáticos.

Segundo informou hoje a Xinhua, nas províncias de Hunan e Hubei, no centro da China, as inundações provocadas pelas chuvas dos dois últimos dias afetaram 466.500 pessoas e causaram pelo menos duas mortes.

Veja também

'Gorila dançarino' impressiona com movimentos em piscina:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade