PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte nega ter enviado drones ao Sul

14 abr 2014 - 01h36
(atualizado às 01h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte negou nesta segunda-feira que tenha enviado drones à Coreia do Sul e acusou o governo do país vizinho de "fabricar" a descoberta de aviões não tripulados de espionagem norte-coreanos para "caluniar" o regime de Kim Jong-un. "A Coreia do Sul fabricou o incidente dos veículos aéreos não tripulados em sua constante tentativa de caluniar a Coreia do Norte", disse o Comitê para a Reunificação Pacífica de Coreia, um organismo estatal de Pyongyang, em comunicado publicado pela agência de notícias KCNA.

Deste modo, o regime comunista se desvinculou dos três drones que foram achados em território sul-coreano nas últimas semanas e, segundo uma investigação de Seul publicada na sexta-feira, são dispositivos fabricados e enviados pela Coreia do Norte.

"O governo sul-coreano tenta criar um segundo caso Cheonan", denunciou o organismo do Norte, em referência ao afundamento de uma embarcação militar em março de 2010 que custou a vida de 46 marinheiros do Sul.

A polêmica sobre os drones acontece em um momento de tensão regional devido aos exercícios militares que estes dias realizam Seul e Washington perto da fronteira e a resposta do Norte com suas próprias manobras e o lançamento ao mar de mísseis de curto e médio alcance.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade