PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte saúda reunião com Sul como 'feito imortal'

Jornais do regime dedicaram ampla cobertura para encontro entre ditador norte-coreano e o presidente Moon Jae-in

28 abr 2018 - 07h56
(atualizado às 10h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Os veículos de imprensa da Coreia do Norte dedicaram neste sábado (28) espaço para uma grande cobertura da cúpula entre as duas Coreias realizada na sexta-feira. O encontro foi classificado como "histórico" e um "feito imortal" do ditador Kim Jong-um "que vai figurar de maneira brilhante na história da unificação da Coreia".

O principal jornal do país, Rodong Sinmun, publicou na sua capa 15 fotografias de diversos momentos da histórica cúpula e outras 20 na segunda página.

O ditador Kim Jong-un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in durante encontro saudado como "histórico".
O ditador Kim Jong-un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in durante encontro saudado como "histórico".
Foto: DW / Deutsche Welle

Nas imagens podem ver os cumprimentos, o instante em que Kim Jong-un pisou no lado do Sul, as conversas a sós entre os dois líderes, ou o simbólico momento onde juntos plantaram uma árvore. Kim se tornou na sexta-feira o primeiro chefe de Estado da Coreia do Norte a pisar no território do Sul desde que o fim dos combates entre os dois países em 1953. Até hoje nenhum acordo de paz foi assinado.

Além disso, o jornal publicou na íntegra o texto da chamada "declaração de Panmunjom", assinada ontem durante o encontro entre Kim o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

A imprensa norte-coreana, que ontem simplesmente mencionou que o líder tinha viajado para o Sul com o objetivo de se reunir com o presidente sul-coreano, voltou-se para a cobertura hoje, sem esquecer questões tão espinhosas quanto a desnuclearização do regime.

Neste sentido, a agência estatal KCNA também publica a declaração literal assinada pelos dois líderes onde se menciona "o objetivo comum de conseguir a desnuclearização da península coreana".

A agência, porta-voz do regime, classifica a cúpula de "histórico encontro que abre uma nova era de reconciliação e de paz e prosperidade", incluindo um relato detalhado de tudo que aconteceu na véspera.

"Durante as conversas, foram trocadas opiniões francas e honestas sobre as relações Norte-Sul, como a paz e a desnuclearização da península da Coreia, e outros assuntos de interesse comum", aponta o texto.

A menção da mídia de Pyongyang ao compromisso pela desnuclearização é inédita em um país onde a propaganda oficial sempre vendeu o programa atômico como um motivo de orgulho para seus cidadãos, bem como a peça fundamental para garantir a sobrevivência do regime.

Segundo os analistas, nas anteriores cúpulas intercoreanas de 2000 e 2007, os meios evitaram os compromissos adotados neste sentido por Pyongyang, e que o regime finalmente não respeitou.

Reação mais cautelosa no Sul

Já os jornais sul-coreanos divulgaram no sábado uma visão cautelosamente otimista da cúpula coreana.

O jornal conservador Chosun, em editorial, saudou a reaproximação entre as duas Coréias, mas também disse que a cúpula deixou muito a desejar em termos de desnuclearização. Segundo o jornal, a declaração de Panmunjom está "um passo atrás do que foi acordado em 2005" - quando o Norte prometeu abandonar o desenvolvimento de armas nucleares e permitir que inspetores externos fizessem verificações.

"Mesmo que se chegue a um acordo sobre a desnuclearização do Norte na próxima cúpula EUA-Coréia do Norte, vai demorar um pouco para demolir instalações nucleares, armas e materiais físseis", disse o editorial da Chosun. "Para garantir que o Norte não volte a recuar como ocorreu nos últimos 25 anos são necessárias sanções contínuas e pressão."

Da mesma forma, o Joongang Daily disse que o acordo é "um ponto de partida para uma longa jornada em direção à desnuclearização. O jornal também disse que Kim ainda precisa revelar "como e quando a desnuclearização será realizada".

O Korean Heral, por sua vez, mostrou uma visão muito mais positiva sobre a cúpula, dizendo que o encontro "desempenhou o papel com bastante sucesso" como "um trampolim para a cúpula entre Washington e Pyongyang".

Na China, o jornal China Daily, comentou que, embora a desnuclearização possa "inaugurar uma nova era de desenvolvimento", nenhum plano para atingir a meta foi apresentado. "A desnuclearização da península, citada na Declaração de Panmunjom, é apenas uma perspectiva sem plano específico", apontou o China Daily. "Isso é porque tais detalhes só podem ser alcançados entre os EUA e a Coréia do Norte. A Coréia do Sul tem autoridade limitada para negociar."

JPS/efe/lusa

Líderes coreanos realizam 1ª cúpula em mais de uma década:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade