PUBLICIDADE

Ásia

Cerca de 800 imigrantes desembarcam na Indonésia; outros são enviados de volta ao mar

15 mai 2015 - 08h11
(atualizado às 08h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 800 pessoas que estavam em barcos foram levadas para terra firme na Indonésia nesta sexta-feira, mas outras embarcações repletas de imigrantes foram enviadas de volta para o mar, apesar de um apelo da ONU pelo resgate de milhares de imigrantes à deriva nas águas do sudeste asiático.

Grupo de imigrantes em abrigo temporário em Langsa, na Indonésia.  15/05/2015
Grupo de imigrantes em abrigo temporário em Langsa, na Indonésia. 15/05/2015
Foto: Syifa / Reuters

Contrabandistas abandonaram navios cheios de imigrantes, muitos deles com fome e doentes, no mar de Andaman após uma repressão tailandesa ao tráfico de pessoas. A Tailândia é a primeira parada na rota mais comum para tráfico humano usada por criminosos que têm como alvo muçulmanos rohingya que fogem da perseguição em Mianmar e Bangladesh e buscam escapar da pobreza.

"A última informação que temos é que cerca de 794 pessoas foram encontradas no mar e levadas para terra por pescadores as 5h da manhã desta sexta-feira", disse à Reuters por telefone o oficial de Busca e Resgate Khairul Nova, em Langsa, cidade na província indonésia de Aceh.

"Eles estão agora em um armazém no porto temporariamente", acrescentou.

Cerca de 1.400 imigrantes desembarcaram em Aceh, no lado ocidental da Indonésia, e mais de mil desembarcaram na Malásia recentemente. Mas imigrantes em dois outros barcos foram enviados de volta para o mar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade