PUBLICIDADE

Ásia

Após terremotos no Nepal, chuvas de monção ameaçam a região

Geólogos estão correndo para identificar os vales, aldeias e cidades de maior risco de quedas de rochas e lama

12 mai 2015 - 20h41
(atualizado às 21h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoas caminham em meio a destroços após novo terremoto em Sankhu, no Nepal. 12/5/2015.
Pessoas caminham em meio a destroços após novo terremoto em Sankhu, no Nepal. 12/5/2015.
Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

Algumas regiões do Nepal permanecem perigosamente instáveis depois do terremoto devastador do mês passado, e, como mostrou o novo tremor desta terça-feira, os deslizamentos de terra representam uma ameaça permanente que vai aumentar quando as chuvas de monção sazonais começarem a cair nas próximas semanas.

Os geólogos estão correndo para identificar os vales, aldeias e cidades de maior risco de quedas de rochas e lama, mas os recursos são escassos, já que o país se recupera de um terremoto de 25 de abril que matou 8.000 pessoas e deixou centenas de milhares de desabrigados.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O vice-administrador do distrito de Sindhupalchok, Diwakar Koirala, área que relatou a maioria das mortes no desastre do mês passado, disse que o terremoto desta terça-feira causou mais três grandes deslizamentos de terra.

O risco de mais deslizamentos impediu as autoridades de levar ajuda às aldeias afetadas.

Novo terremoto deixa mortos e causa pânico no Nepal:

Além da emergência imediata, algumas famílias terão que se deslocar para áreas mais seguras, um processo lento e caro que o Nepal terá dificuldade para realizar.

"Há algumas áreas que são muito difíceis de permanecer no longo prazo, por isso estamos olhando para o reassentamento", disse Iman Gurung, conselheiro do Ministério do Interior, recusando-se a especificar quais são essas regiões.

"Esperamos que não seja um número grande", disse Gurung. "Estas aldeias têm milhares de anos de história. Mas nós não queremos colocar suas vidas em risco."

Grandes terremotos do século Grandes terremotos do século

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade