PUBLICIDADE

América Latina

'Heróis cubanos' presos nos EUA são condecorados por Castro

Três dos ex-prisioneiros foram soltos em meio a acordo de retomada de relações

25 fev 2015 - 14h33
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Eles foram recebidos por oficiais do governo cubano, militares e membros do Parlamento em cerimônia liderada pelo presidente Raúl Castro</p>
Eles foram recebidos por oficiais do governo cubano, militares e membros do Parlamento em cerimônia liderada pelo presidente Raúl Castro
Foto: AFP

O presidente de Cuba, Raúl Castro, condecorou o grupo conhecido como "cinco heróis cubanos", homens que passaram anos detidos nos Estados Unidos sob a acusação de espionagem.

O líder do grupo, Gerardo Hernandez, disse que "o nosso primeiro pensamento é de gratidão e lealdade com todos aqueles que, no curso da história, com os seus sacrifícios tornaram possível para nós vivermos em uma Cuba socialista, revolucionária e vitoriosa".

Eles foram recebidos por oficiais do governo cubano, militares e membros do Parlamento em cerimônia liderada pelo atual presidente. Fidel Castro, que não é visto em público há mais de um ano, não compareceu ao ato.

Acordo

A libertação dos últimos três heróis impulsionou o histórico acordo anunciado no final de dezembro de retomada das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos. Gerardo Hernandez, Ramón Labaniño e Antonio Guerrero foram libertados com parte de um acordo que incluiu a soltura do americano Alan Gross, acusado de trabalhar como espião para os Estados Unidos na ilha.

Fidel reaparece em fotos e abafa boatos sobre sua saúde:

Os demais heróis, Fernando González e René González, já haviam sido soltos.

Prisões

Os cinco cubanos foram presos nos Estados Unidos em 1998 sob a acusação de espionagem. Eles foram condenados em 2001 por espionagem e envolvimento no abatimento de dois aviões de um grupo opositor radicado em Miami.

Com informações da ANSA Brasil

Fonte: ANSA Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade