PUBLICIDADE

América Latina

Argentinos protestam contra plano de austeridade; Milei monitora atos

Novo presidente argentino enfrentou primeiro grande protesto após anúncio de ajuste fiscal

20 dez 2023 - 20h17
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Argentinos protestam contra medidas do presidente Javier Milei
Argentinos protestam contra medidas do presidente Javier Milei
Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

O novo presidente argentino, Javier Milei, foi até a Delegacia Central, em Buenos Aires, onde estava a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, para monitorar a primeira grande manifestação contra o seu governo, nesta quarta-feira, 20. Milhares de pessoas foram às ruas de Buenos Aires para protestar contra as medidas de choque econômico do governo da Argentina.

Em meio à forte presença policial, manifestantes, liderados por grupos que representam os desempregados, dirigiram-se à Plaza de Mayo, ponto de encontro histórico em frente ao palácio presidencial, para exigir maior apoio financeiro aos pobres. As autoridades direcionaram os manifestantes para longe das estradas e para as calçadas para evitar prejuízos ao tráfego.

Segundo O Globo, Milei chegou à delegacia acompanhado por sua irmã, Karina Milei, secretária-geral da Presidência, e por Iñaki Gutiérrez, o jovem influenciador que administra as redes sociais do presidente, entre outros colaboradores. Os manifestantes foram contidos por uma operação de forças de segurança nunca vista na Argentina desde que o país recuperou sua democracia, em 1983.

Na tentativa de desmobilizar as manifestações, Milei emitiu decreto para tentar impedir que os ativistas obstruam as ruas, ameaçando também cortar benefícios sociais daqueles que fizerem piquetes nas vias. O decreto também proibia que manifestantes protestem com seus filhos, algo que foi questionado por juristas locais e que foge da 'tradição piqueteira' argentina.

Segundo o jornal, foram vistas poucas crianças na marcha contra o governo de Milei, mostrando que as ameaças do governo conseguiram intimidar setores da população que costumam participar de protestos

Milei assumiu o cargo no início deste mês e tem anunciado nos últimos dias planos abrangentes para reformar a economia. Na semana passada, por exemplo, ele anunciou a desvalorização de 54% do peso, os cortes em subsídios e o fechamento de alguns ministérios do governo. Segundo Milei, as medidas são necessárias para enfrentar a aguda crise econômica da Argentina.

*Com informações da Reuters.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade