Aluno de 13 anos atira spray de pimenta e esfaqueia professora em escola de Roma
Suspeita é de que estudante tentou transmitir o ataque no Telegram
Em Roma, um estudante de 13 anos feriu uma professora de 66 anos com spray de pimenta e facadas após supostamente receber uma nota baixa. O agressor tentou transmitir a ação ao vivo no Telegram usando uma câmera acoplada a um capacete, mas foi contido por outro aluno. A vítima não corre risco de vida. O caso chocou as autoridades italianas e reabriu discussões sobre a segurança no ambiente escolar e a restrição do uso de redes sociais por menores de 15 anos.
Um aluno de 13 anos borrifou spray de pimenta no rosto de uma professora de letras e a esfaqueou em uma escola de ensino fundamental no bairro de Centocelle, na periferia leste de Roma, nesta sexta-feira (18).
A vítima, Isabella Marsilio, 66, foi atendida pelo serviço de emergência com ferimentos na lateral do corpo e não corre risco de morte, mas está em estado de choque.
Segundo fontes investigativas, o menor ainda tentou transmitir o ataque ao vivo no aplicativo Telegram, por meio de uma câmera acoplada em um capacete, dispositivo que ele havia colocado após pedir para ir ao banheiro. A agressão só foi interrompida porque outro aluno interveio.
A suspeita é de que o ataque teria sido motivado por uma nota baixa em uma avaliação. "Ele a odiava", contou um estudante do lado de fora da escola. Já a diretora do colégio disse que o agressor nunca foi "problemático" e não gerava "preocupações de nenhum tipo".
O caso mobilizou as autoridades municipais e nacionais, que manifestaram solidariedade à docente, e reacendeu o debate sobre o acesso de menores às redes sociais.
"Além de educar as crianças sobre o respeito e a consciência dos riscos associados à internet, devemos impedir que menores de 15 anos acessem redes sociais e canais perigosos", afirmou o ministro da Educação, Giuseppe Valditara.
"Regras claras devem ser estabelecidas para proteger os jovens e, ao mesmo tempo, restituir ao cotidiano escolar o respeito pela autoridade dos professores, a disciplina e o senso de responsabilidade", acrescentou.
Já o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, definiu o episódio como "inquietante". "O fato de um aluno muito jovem ter entrado na escola armado com uma faca e spray de pimenta levanta questionamentos para todos, desde as famílias até o sistema educacional. Quero expressar minha total solidariedade à professora envolvida e desejar-lhe uma rápida recuperação", declarou.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.