Itaquaquecetuba tem destaque na geração de empregos no estado de SP
Cidade de meio milhão de habitantes teve saldo positivo de 2.387 novas vagas no acumulado dos últimos 12 meses
Itaquaquecetuba, município com cerca de 500 mil habitantes, figura entre os maiores geradores de empregos formais no estado paulista. É o que diz o levantamento recente da Fundação Seade, divulgado no último dia 30. Itaquá ocupa o 29º lugar entre as 645 cidades paulistas em criação de postos de trabalho com carteira assinada. Este resultado reforça sua relevância econômica no Alto Tietê.
Entre junho de 2024 e maio de 2025, foram registradas 35.195 admissões e 32.808 desligamentos, totalizando um saldo positivo de 2.387 vagas. No comparativo com cidades tradicionais em geração de renda, o município ficou à frente de polos turísticos e industriais importantes, como Praia Grande, Franca e Atibaia.A cidade também se destaca por sua localização estratégica, cortada pelo Rodoanel e próxima a rodovias como Ayrton Senna e Presidente Dutra, fatores que atraem centros de distribuição, indústrias e empresas de logística. Segundo dados do IBGE, Itaquaquecetuba é conhecida por abrigar um dos maiores polos industriais do Alto Tietê, além de ter grande vocação no comércio e serviços.
A gestão do prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL), reeleito em 2024 com 92,9% dos votos válidos, vem apostando em melhorias estruturais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Apenas no primeiro ano de mandato, foram investidos R$ 170 milhões em obras de mobilidade, infraestrutura urbana e ampliação de serviços de saúde e educação. Entre as principais intervenções, estão a modernização da iluminação pública, recapeamento de ruas e a reforma de unidades básicas de saúde.
Empregos em Itaquaquecetuba
Para atrair novas empresas, o município mantém programas como o Itaquá Mais Emprego, que conecta empregadores e trabalhadores, e incentiva parcerias de qualificação profissional, incluindo cursos técnicos por meio do Qualifica SP.
De janeiro a maio de 2025, Itaquaquecetuba também figurou entre os 50 maiores geradores de empregos no estado, ocupando a 47ª posição, com saldo de 1.182 vagas formais. O desempenho reforça a meta da atual gestão de priorizar o desenvolvimento econômico como instrumento de inclusão social.
"O emprego traz mais do que renda: oferece dignidade e segurança. Queremos garantir que nossos munícipes sejam os primeiros a ocupar essas oportunidades", afirma Boigues.
No panorama estadual, São Paulo liderou com 310 mil novas vagas formais no ano. Nacionalmente, o Brasil superou 1 milhão de empregos com carteira assinada nos primeiros cinco meses de 2025.