Tecnologia no fundo do mar

Depois de dois anos de mistério, a causa da queda do avião Airbus A330 da Air France pode ser finalmente elucidada. As duas caixas-pretas da aeronave foram encontradas e recolhidas a cerca de 4 mil m de profundidade do Oceano Atlântico pelo robô Remora 6000, da empresa americana Phoenix International. Em seu primeiro mergulho nas buscas do voo AF 447, a máquina, guiada por técnicos a bordo do navio Ile de Sein, achou o chassi do equipamento que grava os dados. Nos dias seguintes, o Remora resgatou as duas caixas e passou a auxiliar no resgate dos corpos. O robô tem tradição em buscar peças perdidas no fundo de oceanos e, há mais de 10 anos, participa de missões que incluem a captura de restos de mísseis, aviões e submarinos.

Peças

O sistema do Remora 6000 é complexo e inclui um veículo, cabo de fibra óptica, guincho, sistema para lançamento e recuperação, além de dispositivos de manutenção. Seu tamanho foi arquitetado para poder ser transportado facilmente tanto por ar como pela água, em qualquer parte do mundo.

Além da coleta debaixo da água, o Remora pode ser utilizado para pesquisa, documentação visual, instalação de equipamentos e suporte a cabos submarinos.