Tecnologia no fundo do mar

Depois de dois anos de mistério, a causa da queda do avião Airbus A330 da Air France pode ser finalmente elucidada. As duas caixas-pretas da aeronave foram encontradas e recolhidas a cerca de 4 mil m de profundidade do Oceano Atlântico pelo robô Remora 6000, da empresa americana Phoenix International. Em seu primeiro mergulho nas buscas do voo AF 447, a máquina, guiada por técnicos a bordo do navio Ile de Sein, achou o chassi do equipamento que grava os dados. Nos dias seguintes, o Remora resgatou as duas caixas e passou a auxiliar no resgate dos corpos. O robô tem tradição em buscar peças perdidas no fundo de oceanos e, há mais de 10 anos, participa de missões que incluem a captura de restos de mísseis, aviões e submarinos.


Remora 6000

O Remora 6000 integra a família dos Veículos Operados Remotamente (ROV). O desenho do aparelho é projetado para ser de fácil transporte.

Normalmente usado em atividades de exploração de petróleo submarinas, o robô é equipado com câmeras, "braços" articulados e é capaz de manipular equipamentos para cortar fuselagens.

Confira como ele funciona »