Trajetória de problemas (1999 a 2008)

Nos últimos anos, uma série de acidentes e panes provocaram a interdição da ponte e aumentaram o clamor pela construção de uma rota alternativa. Relembre todos os incidentes:

1º de setembro de 1999: a queima de um motor do vão móvel o deixou preso a uma altura de 18 m, impedindo o tráfego de veículos por quatro horas.

21 de fevereiro de 2000: Menos de um mês depois da conclusão da reforma no sistema de içamento da ponte, uma folga em um dos 16 cabos causou a paralisação da estrutura. A travessia ficou impedida por 50 minutos, causando congestionamentos em diversas vias da capital gaúcha.

22 de abril de 2003: A queima de um fusível causou pane na ponte, provocando a interrupção do trânsito no local por quase uma hora e engarrafamentos em três pontos na cidade. A peça, integrante de um dos motores de içamento, estragou durante a passagem de um navio, impedindo que o vão móvel baixasse novamente. O congestionamento se formou nos dois lados da BR-290 e na avenida Castelo Branco.

16 de setembro de 2004: Um curto-circuito voltou a paralisar a ponte por mais de três horas, provocando congestionamentos de 15 km, imobilizando parte da região metropolitana durante a tarde. Içado às 14h para a passagem de uma embarcação, o vão móvel emperrou quando estava levantado.

30 de abril de 2008: uma embarcação bateu na parte inferior central do vão móvel, ocasionando um empenamento da viga principal do vão, além danificar os eixos que enrolam os cabos no içamento.

13 de junho de 2008: Uma peça desprendida da ponte provocou congestionamento na entrada de Porto Alegre durante a manhã. O objeto era uma placa de metal no vão móvel que estava solta e acabou sendo arrancada pela passagem dos veículos.

foto: Guilherme Santos/PMPA/Divulgação