36. "No dia 31 de dezembro, quando der meia-noite, eu ainda não vou entregar a faixa.
Eu estou pensando em colar a bichinha na barriga, com uma cola daquela que não larga, e sair correndo"
No dia 7 de outubro de 2010, durante a entrega de uma plataforma da Petrobras em Angra dos Reis (RJ). Em tom de brincadeira, Lula disse que se recusaria a passar a faixa presidencial a seu sucessor
37. "Se pobre fosse ação da Bolsa (de Valores), estaria em alta"
Em 21 de outubro de 2010, durante evento da campanha de Dilma em Caxias do Sul (RS). Lula afirmou que os pobres nunca estiveram tão em alta como nas eleições deste ano, em crítica velada à candidatura de José Serra (PSDB). "Eles que representam os mais abastados dizem que vão pegar pobrezinho no colo", afirmou
38. "A bola está com a senhora, dona Dilma. Monta o seu time que eu estarei na arquibancada, de camisa uniformizada, sem corneta, batendo palma e nunca vaiando"
No dia 3 de novembro de 2010, no primeiro encontro de trabalho com Dilma Rousseff depois de eleita presidente
39. "Chega uma hora que a lombriga maior começa a querer comer a lombriga menor"
No dia 19 de novembro de 2010, após um atraso de mais de duas horas para o batismo e lançamento do petroleiro Sérgio Buarque de Hollanda, em Niterói (RJ). Lula reclamou da extensão dos discursos das autoridades convidadas para o evento. "Não se pode tornar o ato de colocar um navio no mar em um evento chato"
40. "Não vou parar de fazer política, mas tenho que cuidar para não fazer oposição ao governo"
Em 2 de dezembro de 2010, em entrevista a rádios comunitárias. Lula afirmou que, após deixar a Presidência, deve tomar cuidado para não fazer oposição a sua sucessora, Dilma Rousseff, que ajudou a eleger. "Tenho que desencarnar da Presidência"
