6. "A coisa que eu mais queria na minha vida, quando casei com a minha 'galega' (a primeira-dama, Marisa Letícia), era um filho.
Ela engravidou logo no primeiro dia de casamento, porque pernambucano 'não deixa por menos'"
No dia 17 de junho de 2003, em discurso na abertura da 11ª edição da Fenadoce, em Pelotas (RS)
7. "Tem jogador que tem pressa, pega a bola, não olha para o lado, dá uma 'bicuda' e não marca o gol. Tem outro que olha para o lado, vê um companheiro livre, passa a bola e marca o gol"
No mesmo discurso, no dia 17 de junho de 2003, em uma de suas famosas analogias sobre futebol. "Nós não temos tempo de dar 'bicuda'. Nós queremos é marcar todos os gols que achamos que temos o direito de marcar neste País"
8. "As coisas estão sendo digeridas com muito cuidado, porque às vezes a gente come depressa e fica com uma indigestão"
Ainda em Pelotas (RS), Lula alerta para necessidade de tempo para colocar em prática os projetos do governo
9. "Nós vamos fazer o que tem que ser feito. Sabem por quê? Porque qualquer outro podia errar. Eu não posso"
O discurso na Fenadoce ainda rendeu menção a um dos assuntos mais abordados por Lula durante os oito anos que ficou na Presidência, a necessidade de dar exemplo por sua origem humilde. "Porque qualquer outro que errasse e não desse certo, vai morar uns meses na França. Eu tenho que ficar em São Bernardo, a 600 m do Sindicato dos Metalúrgicos, de onde eu saí"
10. "Aprendi a contar até dez, apesar de só ter nove dedos, que é para não cometer erros"
Em 24 de julho de 2003, durante lançamento de plano de incentivo à agricultura
11. "Quem chega em Windhoek não parece que está em um país africano. Poucas cidades do mundo são tão limpas, tão bonitas arquitetonicamente e tem um povo tão extraordinário como tem essa cidade"
Em 7 de novembro de 2003, em visita à Namíbia. O discurso do presidente, que abriu mão de ler um texto mais formal para falar de improviso, foi traduzido do português para o inglês pelo tradutor da comitiva brasileira, que omitiu a palavra "limpa" e pulou para o comentário de Lula sobre a beleza da capital do país africano