Conheça líderes que estão entre os maiores assassinos do século 20

12. Nicolae Ceausescu, Romênia

Responsável por aproximadamente 65 mil mortes

Ceausescu governou a Romênia durante o período comunista (1974-1989) e ditador do país (1965-1989) durante o período comunista. As suas catastróficas políticas públicas e econômicas levaram à morte mais de 60 mil pessoas, a maioria delas de fome, enquanto ele e sua mulher, Elena, viviam em palácios e eram flagrados em ostentação pela imprensa internacional. O seu regime também foi marcado por um crescente aumento da repressão e da corrupção.

A queda de Ceausescu, em dezembro de 1989, foi a mais sangrenta entre todos os países do bloco comunista. No dia 16, manifestantes iniciaram um grande protesto anti-governista em Timisoara. No dia seguinte, com o aumento do número de manifestantes, o ditador ordenou que as forças de segurança do país disparassem contra a multidão, o que levou a um conflito que deixou 4 mil mortos. A chamada “Revolução de Timisoara” se encerrou no dia 20 com a tomada da cidade pelos rebeldes, apoiados por militares dissidentes. No dia 22, após grandes protestos em Bucareste, Ceausescu fugiu da capital romena, mas foi capturado horas mais tarde em Cîmpulung. Conflitos entre tropas leais ao ditador e rebeldes deixam mais mil mortos.

No dia 25, o casal Ceausescu foi sumariamente condenado à morte por um tribunal militar e executado. Imagens dos corpos mortos de Nicolae e de Elena foram exibidas em rede nacional.

Ceausescu caça perto de Bucareste em 1970
Foto: Getty Images

Terra