Conheça líderes que estão entre os maiores assassinos do século 20

6. Hadji Mohamed Suharto, Indonésia

Responsável por no mínimo 750 mil mortes

Suharto foi um dos poucos militares que sobreviveram à tentativa de golpe que tentou derrubar o então presidente Sukarno em 30 de setembro de 1965. Após o golpe, que matou seis de seus generais, Sukarno concede a Suharto o comando do exército e ele iniciou uma onda de represálias ao Partido Comunista Indonésio, responsável pelo golpe. Os ataques deixaram pelo menos 500 mil mortos – algumas estimativas apontam que até 2 milhões de rebeldes foram assassinados. O contragolpe é considerado um dos maiores massacres do século 20.

Suharto assumiu o comando de fato do país, mas só sucedeu Sukarno como presidente oficial em 1968. Em 1975, o vizinho Timor Leste declarou sua independência de Portugal. Contudo, sob o temor de que o país se torne comunista, Suharto ordenou a invasão do Timor Leste – apoiada pelos EUA. Cerca de 60 mil timorenses morrem nos primeiros dois meses que seguiram à invasão. No total, 250 mil pessoas morreram devido à ocupação, que durou 24 anos.

Entre outras violentas medidas de repressão, em 1985, ele ordenou a execução sumária de 5 mil criminosos em uma tentativa de diminuir o crime na ilha de Java. Em 1990, separatistas da província de Aceh, na ilha de Sumatra, foram reprimidos pelo governo em conflitos que deixaram aproximadamente outros 5 mil mortos. Suharto renunciou em 1998 após uma série de protestos tomar conta do país. Ele morreu em 2008, após sofrer uma série de complicações de saúde.

Suharto sorri durante sessão parlamentar em 11 março de 1967
Foto: AFP

Terra