Doenças que voltaram

Sarampo:

Contágio:
O sarampo é um vírus transmitido por meio de secreções expelidas pelas pessoas doentes ao tossir, respirar, falar ou respirar. O grau de contágio é considerado elevado. O vírus fica encubado, em geral por 10 dias, e a transmissão ocorre de 4 a 6 dias antes do aparecimento de manchas avermelhadas na pele.

Sintomas:
A pessoa infectada apresenta quadro de febre moderada a alta acompanhada de tosse, coriza, conjuntivite, sensibilidade à luz (fotofobia), cansaço, falta de apetite e manchas vermelhas na pele, que aparecem inicialmente no rosto, atrás do pescoço e se espalham para o tronco e membros.

Tratamento:
Não existe tratamento específico para o sarampo; recomenda-se repouso, hidratação, antitérmicos e isolamento dos doentes para diminuir o contágio. As complicações bacterianas são tratadas com antibióticos.

Gravidade:
Entre as doenças infecto-contagiosas, o sarampo é uma das principais causas de adoecimento entre crianças com menos de 5 anos de idade, principalmente as desnutridas e aquelas que vivem em países subdesenvolvidos. A maior causa de morte é referente a complicações por infecção pulmonar. Além da pneumonia, os casos mais graves também podem desenvolver otite (infecção no ouvido), broncopneumonia, diarréia e encefalite, sendo que esta ultima pode ocasionar danos permanentes e ocorre em, aproximadamente, 1 de cada 1.000 casos de sarampo

Prevenção:
A vacina é a única forma de prevenir o sarampo e a dose pode ser encontrada em postos de saúde gratuitamente, a partir de um ano de vida. A vacina disponível é a chamada tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), considerada eficaz entre 98% e 100% dos casos. No entanto, ela é contraindicada durante a gravidez, imunodepressão por doença ou tratamento, doenças febris agudas e alergia ao ovo de galinha.

Terra