Doenças que voltaram

Dengue:

Contágio:
Todos os tipos de dengue (1,2,3 e 4) são transmitidos aos seres humanos pela picada do mosquito Aedes aegypti. O inseto pica uma pessoa infectada e transmite para outra pessoa. O período de encubação é de 3 a 15 dias.

Sintomas:
Nos casos de dengue clássica: febre alta repentina, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele, perda de apetite, náuseas, vômitos, tonturas, extremo cansaço, dores no corpo, nos ossos e nas articulações. Nos casos de dengue hemorrágica: os mesmos sintomas, além de fortes dores abdominais, vômito persistente, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca ou gengivas, sonolência e confusão mental, boca seca e sede excessiva, pulso rápido e fraco, dificuldade de respirar e perda de consciência.

Tratamento:
Não há tratamento específico para a dengue clássica. As dores de cabeça e no corpo são tratadas com analgésicos e antitérmicos. Nos casos de suspeita de dengue devem ser evitados os salicilatos, como aspirina, porque o medicamento pode favorecer hemorragias. Nestes casos, devem ser observados os primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. A fase crítica ocorre durante a transição da fase febril para um período sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença, quando apesar da aparente melhora, o quadro clínico piora.

Gravidade:
A dengue hemorrágica é considerada a mais perigosa. Quando a pessoa fica doente pela segunda vez, a probabilidade evolução para o quadro hemorrágico aumenta, ainda mais quando se é infectado pelo tipo 4. Nos casos clássicos, que podem variar do 1 ao 4, existe o risco de alterações das funções hepáticas, miocardite e outras cardiopatias, assim como problemas neurológicos, resultados do comprometimento do sistema nervoso central.

Prevenção:
A doença só pode ser combatida com a eliminação do mosquito. Ele se reproduz em locais com água da chuva acumulada. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas casas. O uso de repelentes e mosquiteiros, principalmente nas telas e janelas, é aconselhado.

Terra