PUBLICIDADE

ID Logistics Brasil ganha agilidade competitiva com uso da tecnologia

Projeto da Qualität IT trouxe performance ao backup diário e ao restore da companhia e suas 14 filiais no país

21 ago 2017 - 17h12
Compartilhar
Exibir comentários

Presente em mais de 16 países, a ID Logistics Brasil atua no país por meio da matriz, localizada em São Paulo, e mais 14 filiais distribuídas pelo país com presença no varejo, indústria, comércio eletrônico, entre outros segmentos.

Foto: DINO

Devido à complexidade da operação e por ser uma multinacional, a área de TI do Grupo é um ponto estratégico para orquestrar todos os departamentos.

Por esse motivo, no ano passado a companhia implementou uma nova ferramenta de backup e restore, que resultou na redução de horas diárias dedicadas ao gerenciamento do backup.

Com a nova solução, a janela de backup é, em média, de 3 horas com total confiabilidade dos dados copiados e restaurados. Esse resultado foi obtido com apenas dois meses de uso do Veeam Backup & Replication na matriz e em outras dez filiais da multinacional no Brasil.

"O Veeam emite alarmes em nossos emails se detecta alguma falha, seja no hardware ou na máquina virtual, além do gerenciamento ser central e automatizado no Data Center", explica Martin Haber, Diretor de TI da ID Logistics Brasil.

O pessoal local de cada filial também recebe emails de alertas do sistema e, a partir de agora, passarão a ter novas atribuições referentes ao backup e restore, como, por exemplo, a análise dos logs.

"Buscamos a Veeam por estar em uso na matriz (na França) e descobrimos que era exatamente o que precisávamos", avalia Haber.

O projeto, passando desde a prova de conceito (POC), implementação e treinamento dos profissionais de TI da ID Logistics foi realizado pela integradora Qualität IT - especializada em soluções de TI com alto valor agregado, na prestação de serviços de infraestrutura e treinamento.

"Outra facilidade é quando algum hardware é adicionado à rede e o próprio sistema gera alerta para incluirmos na rotina de backup. Veeam também é extremamente rápido no restore, porque em poucos minutos buscamos exatamente o arquivo que precisamos", afirma Haber.

O próximo passo no projeto será realizar, além dos atuais 70 servidores virtuais, o backup diário dos cerca de 40 notebooks dos diretores e gerentes, o que demandará, em média, de 15 a 20 minutos por ser incremental.

Benefícios obtidos com a nova solução:

- Backup das estações dos diretores e gerentes;

- Janela de backup de 3hs, em média;

- Verificação automática da integridade dos arquivos de backup;

- Compressão e Deduplicação dos dados;

- Monitoramento do ambiente virtual e de backup;

- Facilidade na administração da ferramenta;

- Rapidez na recuperação de arquivos ou em máquinas completas.

ID Logisticsé um grupo internacional especializado em contrato logístico, tendo realizado em 2015 um volume de negócios de 930,8 milhões de euros. O grupo gerencia 275 sites localizados em 16 países, representando 5 milhões de m² operados na Europa, América Latina, Ásia e África, com 18,5 mil colaboradores.

Com forte presença no varejo, indústria e comércio eletrônico e com expertise no preparo de pedidos unitários, a ID Logistics se caracteriza por trabalhar com um alto nível de tecnologia e uma abordagem sustentável.

Fundada em 2006, a Qualität IT é especializada em soluções de TI com alto valor agregado, na prestação de serviços de infraestrutura e treinamento, oferece desde a consultoria de projetos até a gestão de ambientes para clientes de diversos perfis e segmentos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade