PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Militares começam operação em portos e aeroportos no Rio e em SP

Operação determinada por Lula (PT) deve utilizar 3,7 mil militares em regiões de portos e aeroportos até maio de 2024

6 nov 2023 - 11h23
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Marinha inicia fiscalização no Porto do Rio de Janeiro
Marinha inicia fiscalização no Porto do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação/Marinha

Militares da Marinha, Aeronáutica e Exército iniciaram nesta segunda-feira, 6, o cumprimento da Garantia da Lei e da Ordem determinada pelo presidente Lula (PT) na última semana. A medida de combate ao crime organizado, segundo Lula, é para que os militares atuem de maneira integrada com o Ministério da Justiça e a Polícia Federal até maio de 2024, quando termina o prazo de validade.

A operação foi anunciada 10 dias após milicianos queimarem 35 ônibus e um trem no Rio de Janeiro. Um dos principais objetivos é a apreensão de armas e drogas. O decreto da GLO foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda, assinado pelo ministro da Defesa, José Múcio.

Marinha inicia operação no Porto de Itaguaí (RJ)
Marinha inicia operação no Porto de Itaguaí (RJ)
Foto: Divulgação/Marinha

Segundo os comandantes das Forças Armadas, 3,7 mil homens devem ser utilizados na operação. Com a autorização da GLO, militares podem, por exemplo, fazer abordagens dentro de portos e aeroportos, fiscalizar cargas e o entorno desses terminais. 

Marinha inicia operação de GLO no Porto de Santos
Marinha inicia operação de GLO no Porto de Santos
Foto: Divulgação/Marinha

Além dos portos, a Marinha atuará na Baía de Guanabara e em Sepetiba (RJ), e no porto de Santos (SP) e no Lago de Itaipú (PR). Já a Aeronáutica, nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). A presença e fiscalização em fronteiras deve ser reforçada.

Em entrevista à coluna, na semana passada, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Olsen, disse que o principal ganho com a GLO é o compartilhamento de informações de inteligência entre órgãos do Brasil e do exterior com a atuação dos marinheiros dentro dos portos para realizar fiscalizações e operações.

Marinha inicia operação de GLO em portos:

“Vamos contar muito com dados de inteligência sobre embarcações, monitorando desde antes de chegarem ao porto, características, origem, destino. A GLO assegura a estrutura adequada de comando e controle para atuação da Marinha”, disse Olsen.

Militares da Marinha iniciam operação de GLO no Porto de Santos
Militares da Marinha iniciam operação de GLO no Porto de Santos
Foto: Marinha
Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade